Boletim Dominical - n° 0164 - domingo 27 de Junho de 2010
Todos Nós ficamos indignados com a história de Judas Iscariotes, pelo fato de ter traído Jesus e levá-lo a morte. Nas festas juninas é comum que alguns "religiosos" tenham o costume de "malhar" o Judas, aonde um boneco é espancado, destruído e queimado por uma multidão furiosa.
No entanto, após a prisão de Jesus, todos os demais discípulos também o traíram de alguma forma. Pedro, que momentos antes afirmou que nunca o abandonaria, negou Jesus por 3 vezes consecutivas. A grande diferença entre Judas e Pedro, está no resultado da traição.
Judas traiu, sentiu remorso (Mt 27.3), reconheceu que pecou, e resolveu tirar a própria vida. Esta atitude não denota em arrependimento verdadeira, confissão verdadeira e desejo de consertar.
Remorso é apenas um desgosto, um sentimento de peso de consciência que passa, levando a pessoa a praticar o erro novamente, ou no caso de Judas levara a uma depressão e a morte. Porém, Pedro após trair Jesus negando-o, chorou amargamente. Ele teve um verdadeiro arrependimento, não apenas pelo seu choro, mas pela mudança radical de vida que ele demonstra.
A partir de então, deixou de ser traidor para ser fiel, leal, dedicado, ousado e obediente. Ao discursar no templo, ele anuncia algo o que ele viveu:
"A necessidade de arrependimento e conversão para o cancelamento de pecados."
Certa vez, após ser preso e ameaçado, ele afirmava que importava obedecer a Deus e não aos homens.(At 5.29). Essa é a diferença básica entre Pedro e Judas. Pedro não se "suicidou" no caminho, mas continuou, perseverou e nunca mais traiu a Jesus.
Enquanto que, Judas desistiu de tudo. Logo, nós que conhecemos a palavra de Deus, sabemos o que Jesus espera de nós: Uma vida de fidelidade, santidade, compromisso com a sua obra, amor ao próximo, paixão pelas almas e vida de adorador.
Quando falhamos em algum desses itens, estamos traindo a Jesus. Amados, precisamos tomar uma posição e definir quem somos: Judas ou Pedro?
Texto: Licenciado Ronaldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário