Ao longo da minha vida cristã tenho aprendido na palavra de Deus e com vários pastores o que um "Bom Pastor" deve desejar para seu rebanho. Na 3° carta de João endereçada a uma das igrejas da Ásia menor, de onde participavam Gaio, Diótrefes e Demétrio, podemos identificar pelo menos três necessidades que um bom pastor deve desejar para seu rebanho:
1°. - A saúde do rebanho:
Na saudação do apóstolo a Gaio, no verso 2 da Epístola, ele afirma: "desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma". A igreja é o lugar onde as ovelhas de Jesus aprendem a viver a vida em abundância que Ele nos oferece (Jo 10:10). As ovelhas são realmente saudáveis quando apresentam o fruto do Espírito Santo: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5:22). Todo bom pastor precisa desejar e trabalhar para ver o seu povo saudável.
2°. - O andar na verdade:
Nos versos 3 e4, João declara: "porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este; o de ouvir que os meus filhos andam na verdade". Andar na verdade significa conhecer e viver o ensino de Jesus e a palavra de Deus. Na mesma Epístola, João testifica também que Demétrio era um cristão fiel à verdade (v.12). As ovelhas andam na verdade quando servem a Deus fielmente. Todo bom pastor deseja e trabalha para que seu povo ande na verdade.
3°. - O autêntico amor pelo Senhor e pelos irmãos:
João menciona as pessoas a quem Gaio conhecia e hospedava: "porque por amor do Nome saíram." (v.6). Eram pessoas como o próprio Gaio, que amavam o Senhor e que, por conseguinte, amavam os irmãos (v.5). O apóstolo contrasta o autêntico amor de Gaio ao falso amor de Diótrefes. Quem não ama de verdade, como Diótrefes, gosta da primazia, ofende, manipula, se coloca como obstáculo para o amor na congregação (VS.9 e 10). Todo bom pastor ama seu povo, como João que assim se refere à Gaio.
Amados, estas três necessidades direcionarão minha meta de trabalho nesta congregação. Com muita humildade e dependência do Senhor, quero que este rebanho tenha saúde, ande na verdade e pratique o autêntico amor do nosso Deus.
(Ordenando Ronaldo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário