sábado, 29 de setembro de 2012

ATENÇÃO!!

O blog não está fora do Ar! Estou replanejando ele neste instante, fique a vontade e Deus lhe abençoe!

DSE

domingo, 15 de julho de 2012

Especial música

Uma pregação sobre música dos nossos tempo. Você que é cristão, sabe o que significa a música? Confiram!

1ª Parte


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Quem quer Orar?


Há duas perguntas parecidas uma com a outra, mas que diferem muito nos resultados.  A Primeira é: “Quem quer oração?” e a segunda: Quem quer orar? Em relação à primeira pergunta, sabemos que todos nós queremos oração, precisamos de oração e devemos pedir oração. A bíblia relata de irmãos do passado cheios de fervor que clamavam por oração. A irmã Ester clamou ao povo que jejuassem e intercedessem por ela diante de uma situação difícil que estava passando. O irmão Paulo, escreve em I Tessalonicenses 5:25 ‘Irmãos, orai por nós’. No entanto, todos eles, tinham uma vida de dependência total de Deus, tinham uma vida de comunhão e temor a Deus.  A confiança de Ester e Paulo não estava em quem ia fazer a oração, mas em Quem ia Ouvir a oração. Quando pedimos oração, não podemos esquecer que a virtude não está no Pastor, Apóstolo, Missionário, igreja ou Profetiza, mas sim no nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Sendo assim, tanto faz pedir oração ao irmão mais ‘simples’ da igreja ou aquele que mais se destaca na igreja. Lembre-se: A Resposta vem de Deus.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Você quer ter vida vitoriosa?


A ideia principal em ter vida vitoriosa, pelo menos para os que não creem e outros que creem de forma equivocada em Jesus Cristo, é estar livre de problemas de saúde física, de dificuldades finan¬ceiras, familiares ou de quaisquer outros que porventura estejam a acontecer. O nosso entendimento a luz da palavra de Deus sobre este assunto transcende a estas expectativas e nos conduz a pensar sobre este assunto tão importante. Para ter vida vitoriosa é preciso:

1º - Ler a Palavra de Deus e guardá-la no coração para santificar-se e não pecar contra Ele (Salmo 119.11 – “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”) pois, é a única alternativa contra qualquer tentação ou pecado que nos venha a afligir.
Saber que o pecado destrói a vida de qualquer pessoa e engana com falsas promessas de coisas fáceis, até tornar-se soberano na vida daquele que o pratica.

2º - Ter a exata compreensão de quem nos criou e para que propósito, saber que Deus nos quer em comunhão com Ele. O apóstolo Paulo escreveu: “graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (I Coríntios 15.57). A vitória está à disposição de todos, mas para conquistá-la, faz-se necessário haver arrependimento sincero e entrega incondicional da vida ao Senhor Jesus Cristo.

sábado, 7 de abril de 2012

Páscoa: Coelho ou Carneiro?


“A sociedade secularizada mudou o símbolo da Páscoa, transformando apenas numa festa do consumismo. O coelho destronou o cordeiro e o chocolate substituiu o sangue. O que tem haver o coelho com a Páscoa? Absolutamente nada! Não há nenhuma conexão entre a páscoa e o coelho. Ele é um intruso e um instrumento sutil para desviar o foco do verdadeiro sentido da páscoa, afastando, assim, as pessoas de uma reflexão honesta acerca do livramento que Deus providenciou para seu povo através da morte de seu Filho.

A páscoa tem haver com a libertação do cativeiro. A salvação dos judeus aconteceu mediante a morte de um cordeiro e a aspersão de seu sangue nos batentes das portas. Os israelitas não foram poupados da morte porque eram melhores do que os egípcios. Não foram libertos por virtudes nem por suas obras. Foram salvos pelo sangue do cordeiro. Quando o anjo de Deus passou pela terra do Egito, naquela fatídica noite, viu o sangue. o sangue era o sinal e a senha da libertação. Assim, também, somos salvos do pecado pelo sangue de Jesus! Há quatro textos da Bíblia que falam do cordeiro substituto: O primeiro deles é Gênesis 22. Abraão estava a caminho do Monte Moriá com seu filho Isaque. Seu propósito era sacrificar seu filho em holocausto ao Senhor, quando Isaque lhe perguntou: Papai, aqui está o fogo, a lenha e o cutelo, mas onde está o cordeiro para o sacrifício? Seu pai lhe respondeu: Deus proverá para si o cordeiro, meu filho. Deus não queria o sacrifício de Isaque, mas o amor e a obediência de Abraão. Por isso, providenciou um cordeiro substituto, que foi o suficiente para Isaque. O segundo texto está em Êxodo 12, e o cordeiro foi o suficiente para uma família. 

domingo, 1 de abril de 2012

Você sabe diferenciar a verdade da mentira?


A Verdade quando é dita faz você sentir-se em paz, a mentira rouba-lhe a paz.
A Verdade não deixa dúvidas, a mentira alimenta-se delas.
A Verdade produz bons frutos, a mentira apodrece os mesmos.
A Verdade leva-o a Deus, enquanto que a mentira o distancia Dele.
A Verdade não precisa ser imposta, enquanto que a mentira se impõe a qualquer preço.
A Verdade não precisa de auto-falante,  enquanto a mentira sempre precisa gritar mais alto.
A Verdade conduz à alegria, enquanto que a mentira nos leva às lágrimas.
A Verdade une as pessoas verdadeiras, enquanto que a mentira nos rodeia de pessoas com o mesmo espírito.
A Verdade é o espelho da vida, enquanto que a mentira é o espelho da morte.
A Verdade não precisa ser planejada, enquanto que a mentira vive de planos e subterfúgios.
A Verdade encaminha para o amor, enquanto que a mentira te engana, nela não há amor.
A Verdade será sempre verdade. A mentira por mais que se disfarce... nunca deixará de o ser.
A Verdade é tolerante, a mentira é arrogante.
A Verdade esclarece e mostra que só há um caminho, enquanto a mentira te confunde
mostrando vários.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Espere o camelo beber a água!


E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água; tirou-a e deu-a a todos os camelos. O homem a observava, em silêncio, atentamente, para saber se teria o SENHOR levado a bom termo a sua jornada ou não.” (Gênesis 24.20,21)

Esta passagem bíblica conta sobre um servo de Abraão que foi buscar uma esposa para Isaque, filho de Abraão. Nos versículos 14 e 15, deste mesmo capítulo, este servo faz um voto ao SENHOR, de que a moça que ele veio buscar será aquela que lhe der água e a todos os seus camelos. Este seria o sinal de Deus para ele. Mal ele acabou de falar, apareceu uma jovem chamada Rebeca. Ela lhe deu água e aos seus camelos. Ele ficou muito feliz e grato ao SENHOR e esta realmente foi a jovem com quem Isaque veio a se casar.

Pois bem, este homem saiu de sua terra com 10 camelos (vers.10). Um camelo bebe, em média, 120 litros de água em 10 minutos, ou seja, dar água para 10 camelos não foi uma tarefa fácil e muito menos rápida. Ela demorou mais ou menos 1 hora e 40 minutos e carregou cerca de 1.200,00 litros de água. Não sei quantas viagens ela deu, mas com certeza deve ter sido muito cansativo. Enquanto isso, o servo de Abraão “... observava, em silêncio." Se ela desistisse no penúltimo camelo, (afinal estava demorando muito, certamente já estava cansada) o Servo saberia que ela não era de Deus. Ele deveria esperar outra jovem, pois no sinal que pediu a Deus, a “escolhida” daria de beber a TODOS OS CAMELOS.

sábado, 10 de março de 2012

Adoração Coletiva não é opcional


Em seu livro, o escritor George Barna nos conta a história de dois homens de uns trinta e cinco anos que estavam jogando golfe no domingo pela manhã “e a noite precisavam descansar”.
Ele os descreve como “cristãos nascidos de novo que eliminaram a igreja da sua agenda”, pois ela estava muito ocupada.” Ao invés de frequentar a igreja, eles “adoravam a Deus em casa”.

De acordo com Barna, nos próximos anos, mais e mais pessoas cristãs  seguirão o caminho destes jogadores de golfe e optarão por não frequentar todos os cultos da igreja.   Um jornal cristão constatou que quarenta e dois por cento dos jovens cristãos deixam de frequentar a igreja semanalmente.”(temos ausência de 80%  aqui em Universal)

Abraçando a leitura da Bíblia



Uma das coisas mais importantes para manter uma vida cristã saudável é ler a Bíblia regularmente. Regularmente, quer dizer diariamente. Quem fizer menos que isso se tornará um cristão debilitado, com a alma desnutrida devido à alimentação irregular.   A bíblia NÃO CONTÉM a palavra de Deus, ela É A PALAVRA DE DEUS. “No salmo 119, o salmista faz varias declarações importantes sobre a palavra de Deus: V.11- Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” – (V.105).

 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (V.160).

“A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre”.  Posteriormente Jesus também enfatiza: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara" (João 8.32).

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5: 39).

Um alerta aos acomodados


Ai dos que vivem sossegados em Sião, e dos que estão seguros no monte de Samária (Amós 6:1)”.


Este é um grito alarmante do profeta Amós: "Ai dos que vivem sossegados em Sião...". Este grito, não era uma proposta para o povo viver preocupado, sem paz e inseguro. Era um grito de advertência e repreensão contra a comodidade e indiferença do povo de Deus.

O profeta Amós viveu em meio a uma congregação parecida em muitos aspectos à Igreja de hoje. Um povo que havia prosperado pela mão do Senhor, mas que pouco a pouco, sem se dar conta, desviou-se do Caminho e corrompeu-se. Os judeus dos tempos de Amós rejeitaram a Lei do Senhor.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval, A máscara da Alegria


“Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”. (Gal.6:8)

Mais uma vez chega o Tão esperado Carnaval. Para poucos, apenas um Feriadão e período de descanso.  Para muitos, uma oportunidade de usar mascaras e fantasias, expressando uma grande alegria. Ou será o contrário?

A grande verdade é que atrás da mascara da alegria e debaixo da fantasia da liberdade, escondem-se pessoas frustradas, com diversos problemas pessoais, iludidas pelo conceito errado de liberdade, pensando que liberdade inclui extravasar suas emoções e paixões carnais, fazendo tudo que vier a cabeça como: drogas, prostituição, adultérios, encontros irresponsáveis e casuais, álcool a ponto de embriagar e levar o indivíduo a brigar, matar e destruir-se.

Esses são os frutos colhidos em nome das “Brincadeiras de Carnaval’. Amigo(a), não adiantará colocar um pouco de cinzas na testa e pensar que depois tudo ficará bem. Somente Jesus Cristo, oferece uma vida sem mascaras, sem fantasias e de total libertação. Ele veio para que você tenha vida eterna, não uma vida mesquinha, limitada, fútil, mas vida em abundancia.

Ele mesmo disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve." (Mt.11:28-30)

Não troque toda uma vida de Verdadeira Paz e Alegria com Jesus por apenas alguns dias e momentos de Ilusão, fantasias e perdição. Venha Fazer parte do Reino de Deus que não consiste nas coisas externas. Você Precisa levar muito, a sério esta santa verdade, pois o reino de Deus não é secundário, mas sim uma prioridade.

Jesus, o Senhor do reino requer dos seus súditos toda confiabilidade, para que assim experimentem o resultado de sua Fidelidade. Seja sábio. E não procure “momentos de alegria”, mas viva a verdadeira alegria que o reino de Deus proporciona para você.

O Reino de Deus possui valores infinitamente maiores do que os “valores” desse mundo corrompido. Valores como a Justiça, a Paz e a Alegria que é produzida pelo Espírito Santo, devem nos revestir. Tenha um encontro com Jesus. Tire a Mascara e suas fantasias e revista-se do amor e da paz de Jesus Cristo. Reflita nessa mensagem!

JESUS TE AMA!

Pr. Ronaldo

domingo, 12 de fevereiro de 2012


“Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.” Provérbios 16:25.


No livro de Gênesis há uma história que ilustra bem a instrução dada em Provérbios. Abraão e Ló, seu sobrinho, companheiros de peregrinação, chegaram num estágio em que a presença dos dois lado a lado com o crescimento de suas famílias, rebanhos e bens, estava causando várias contendas. Diante disso, Abraão pediu que Ló se separasse dele (Gn 13:9), e deu ao seu sobrinho o poder de escolher qualquer lugar para morar, o qual escolheu as campinas do Jordão, uma região tão linda como o Jardim do Éden (Gn 13:10).

Conclusão, Ló acabou fixando residência em Sodoma, uma cidade cujos moradores eram maus e grandes pecadores contra o Senhor (Gn 13:13). Ló pagou um preço muito caro por sua escolha errada.

Diz o ditado popular: “Nem tudo o que reluz é ouro”. Em outras palavras, nem sempre aquilo que achamos bom e correto o é de fato. As análises que fazemos podem estar equivocadas. O sábio nos ensina que, a princípio, alguns caminhos parecem direitos, porém podem nos conduzir ao erro. Às vezes, a decisão foi tomada tendo em conta o melhor, mas mesmo assim pode nos levar à morte.

É necessário discernir se isso está ocorrendo, e se assim for, mudar de atitude antes que seja tarde.

Oremos:

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. Em nome de Jesus.

Amém.

Obs.: Sl 139:23-24.

domingo, 29 de janeiro de 2012

A reunião de Demônios


Em uma reunião com todos os demônios, Satanás disse:

“Não podemos impedir os Cristãos de irem à igreja! Não podemos impedi-los de lerem as suas Bíblias e conhecerem a verdade, mas podemos impedi-los de formarem um relacionamento íntimo com o seu Salvador. Uma vez que eles ganhem essa relação com Jesus, o nosso poder sobre eles fica quebrado. Então, vamos deixá-los ir às suas igrejas; vamos deixá-los com os almoços e jantares que nelas organizam. Mas, vamos roubar-lhes o tempo que têm, de maneira que não sobre tempo algum para um relacionamento com Jesus. Distraiam-nos ao ponto de que não conseguirem aproximar-se do seu Salvador, para manterem essa relação vital durante o dia todo!”

“Como vamos fazer isso?” gritaram os seus demônios.

“Simples: Mantenham-os ocupados nas coisas não essenciais da vida, e inventem muitos assuntos e situações que ocupem as suas mentes. Persuadam as esposas a irem trabalhar durante longas horas, e os maridos a trabalharem todos os dias por semana, afim de que eles ganhem dinheiro para manter os seus estilos de vida vazios e egoístas. Criem situações que os impeçam de passar algum tempo com os filhos. À medida que as famílias deles forem fragmentando, os seus lares deixarão de oferecer um lugar de paz para se refugiarem das pressões do trabalho. Estimulem as suas mentes com tanta intensidade, que eles não possam mais escutar aquela voz suave e tranqüila que orienta os seus espíritos. Tornem insatisfeitos os maridos com as suas próprias esposas. Mantenham as esposas demasiadamente cansadas para amarem os seus maridos. Se não tiverem o amor que necessitam, eles então começam a procurá-lo noutro lugar, e isso, sem dúvida, destruirá as suas famílias rapidamente. Mantenham-nos ocupados! Em breve deixarão de irem à igreja. Quando se reunirem para uma reunião espiritual, envolvam-nos em mexericos e conversas sem importância. Assim terão raiva uns dos outros e concluirão que o culto coletivo não faz falta. Muito em breve, eles estarão a buscar, com as suas próprias forças, as soluções para os seus problemas, e para as causas que defendem, sacrificando a sua saúde e as suas famílias pelo bem da causa. Isso vai funcionar! Vai funcionar! Que grande plano!”

Amados, Creio que a pergunta que fica é: Teve o diabo sucesso nos seus planos? Em que temos colaborado com ele?Pense Nisto!

Pr. Ronaldo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Como está a sua saúde?


Domingo passado, o Jornal a Tribuna editou uma reportagem especial sobre Saúde. Veja algumas informações importantes:
“Está provado cientificamente que a fé estimula nosso sistema imunológico. Um minuto de oração pode fazer milagre” -“Nossa qualidade de vida, não só emocional, como espiritual, interfere no aparecimento de doenças. Ocupar a cabeça e ser feliz, evita doenças. Muita gente tem doença de pele, intestinal, reumática por causa da insatisfação com a vida.” –“Dez minutos com raiva nos faz ficar seis horas vulneráveis a infecções”.

Amados, todas essas doenças são diagnosticadas pela palavra de Deus. Muitas  pessoas estão constantemente doentes porque a   causa de algumas doenças fazem parte do seu  dia a dia. Atitudes como Falta de esperança, Tristeza, Espírito abatido,  Ira\Raiva  acumulada no intimo e Magoa levam a uma qualidade ruim de vida, de saúde  e até a morte. Como sempre, a palavra de Deus esta muito além da ciência e da tecnologia. Precisamos conhecê-la para que tenhamos saúde Espiritual e física.

Veja o que a bíblia diz: “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é arvore de vida”. (Prov. 13;12) - “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”. (Prov. 17; 22) “Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos” (Ec. 7:9)-“Meus olhos de mágoa se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários” (Sl. 6:7).                        

A parte b do versículo 7 do capitulo 3 de provérbios, ensina a temer ao Senhor e apartar-se do mal. O versículo 8 diz que aquele que procede assim, “será isso saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos”.  Não podemos esquecer que “o coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate” (Pv. 15:13).                                

Por isso meu amado, ainda que haja problemas, situações difíceis e venham às lagrimas, “alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: ...alegrai-vos.” (Fp. 4:40).

Pr. Ronaldo R. Soares

domingo, 15 de janeiro de 2012

Big Brother da Globo? To fora!


Atenção! Começou a nova temporada de uma das maiores desgraças da televisão brasileira. A disputa é composta sempre dos mesmos frutos da carne: “impureza, lascívia, idolatria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias” (Gl 5.19-21), e muita sensualidade.
Os concorrentes são pessoas que amam mais a glória dos homens do que a gloria de Deus (Jo 12.43), que andam “… segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Ef 2.2).

O premio de R$ 1.500.000.00, é o anseio dos “que querem ficar ricos, caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Por que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (I Tm 6.9-10a).
Entre milhões de telespectadores desta grande desgraça, infelizmente há muitos evangélicos, que raramente leem a Bíblia, não oram e nem ofertam na igreja, mas assistem e até pagam para telefonar ao programa. É isso mesmo, estou falando do tal Big Brother.

Observe que a tradução significa “Grande Irmão”. O programa global poderia ter esta meta, motivar a família a viver um contexto de irmandade aonde uns ajudam os outros a vencer e conquistar algo, com amizade, amor, companheirismo, atitudes de um verdadeiro Big Brother. Mas infelizmente não é o que se vê. As pessoas têm que trair, mentir usar o próprio corpo, serem egoístas… e tudo isso com quem? Com o grande irmão!

Esse não é o principio da palavra de Deus, aliás, em busca de audiência, a TV não está nem aí para a palavra de Deus, e isto não é apenas uma prática da TV Globo. Infelizmente a própria Rede Record (que se diz evangélica) apela para essas mesmas praticas através de várias programações. Porém, minha maior preocupação é com a igreja do Senhor Jesus. Ela tem que ser Sal e Luz, fazer a diferença e, no entanto se alimenta dessas nojeiras.

Meu amado, não precisamos nem assistir big brother para chegar a essas conclusões. Os comerciais vinculados à programação já anunciam a nojeira que é. Portanto, para seu crescimento espiritual, uma vida de santidade, não assista tais aberrações, vá ler a Bíblia, vá orar e se já leu e orou, troque de canal ou vá dormir.

Porque Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.” (Romanos 8.5)
Amém Meu Grande Irmão!

Pastor Ronaldo

(...)

Amor sem hipocrisia


A hipocrisia é um pecado sempre combatido nas escrituras. Deus condenou o culto hipócrita (Is 29.13), a oração hipócrita (Mt 6.5), o dízimo hipócrita (Mt 23.23), a fé hipócrita (I Tm 1.5) e também o amor hipócrita (Rm 12.9).

A hipocrisia é um pecado associado à falsidade, ao fingimento, a mentira. Sabemos muito bem de onde vem à mentira e quem é o seu pai (Jo 8.44), por isso Deus odeia tanto a hipocrisia.
Não podemos dizer que somos cristãos verdadeiros se do fundo do nosso coração, não amarmos nossos irmãos. Pedro exorta a igreja ao amor fraternal não fingido com as seguintes palavras: “amai-vos de coração, uns aos outros ardentemente” (I Pe 1.22). Paulo também afirma que “o amor seja sem hipocrisia”. João afirma que “aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (I Jo 4.8).

É interessante que mesmo com tanta recomendação bíblica, ainda vemos tanta hipocrisia no quesito “amar ao próximo”. As pessoas esquecem que mesmo sem merecer nada, Jesus ama cada uma delas de forma incondicional. Mais no momento de demonstra o mesmo amor ele não acontece, ou acontece de forma hipócrita. Por isso, que tanta recomendação assim é necessária, pois o que mais vemos nas igrejas é o amor fingido.

Amor não é apenas um sentimento, mais é, sobretudo, uma atitude favorável a alguém que deve ser demonstrada de maneira visível e correta. Amar é estar disposto a seguir a diante com aquela pessoa, apesar de seus erros do passado. Amar é corrigir com brandura as falhas de quem amamos e ajudá-la a carregar seus fardos (Gl 6.1,2).

Provérbios 27.5 afirma: “melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto”.
Quando falta o amor ou quando é fingido, o resultado nunca será bom. Os frutos deste resultado sempre serão: luta, inimizade, entre os irmãos, infidelidade, perda da confiança e muito mais sério: reprovação total de Deus, pois “Deus é amor”.

Pastor Ronaldo R. Soares


Lembre-se: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Sl 133.1).