domingo, 14 de abril de 2013

Cordeiro ou Coelho? O Verdadeiro Significado da Páscoa

Êxodo,  conta a história da libertação do povo de Israel do cativeiro egípcio, que por 400 anos viveu debaixo da opressão de Faraó. Deus ouve o clamor de seu povo, e providencia um redentor.  Moisés foi enviado até Faraó, para dizer em nome do Senhor, que este libertasse o povo de Deus da escravidão e o deixasse ir livremente para o deserto.  Entre o anúncio e a execução da décima praga, o Senhor institui um memorial, um estatuto perpétuo, denominado a “Páscoa do Senhor” (Êx 12.11).

A palavra “Páscoa” (do hebraico “Pessach”, na língua grega “Pascha”) quer dizer simplesmente “passagem”. O sentido da palavra “páscoa”, entretanto, ganha força nas palavras daquele que institui e determina o que deveria ser feito pelo povo pactual e o que haveria de acontecer: “Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR. O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito” (Êx 12.12, 13).

Atualmente para muitos a páscoa de hoje tornou-se uma confusão.  E ai, cordeiro ou coelho? Sangue ou ovos de chocolate? Sacrifício ou diversão? Creio que não precisamos enfatizar aquilo que todo o crente já sabe. Páscoa não tem nada a ver com coelhos ou ovos de chocolate. Contudo, é importante que reafirmemos biblicamente algumas coisas para os nossos filhos e esta geração que vive enganada:

a) A história de Moisés e do povo de Deus no passado aponta para o Redentor dos eleitos de Deus e sua Igreja hoje.
b) Cristo, nosso libertador, instituiu na noite em que foi traído uma nova Páscoa, a Santa Ceia do Senhor, substituindo o velho pelo novo (Mt 26.26-30).
c) Na celebração da Santa Ceia anunciamos a morte do Senhor, mas também o seu retorno, uma vez que ele triunfantemente ressuscitou (1Co 11.26).

Concluindo: Precisamos falar para a  geração  atual o qual o verdadeiro sentido da páscoa e o  que nosso Senhor Jesus fez por nós. Não podemos conformar  com este mundo comandado pelos mercenários que deturpam a verdade para  .aumentar  seus lucros. Pense nisso!

Pr. Ronaldo R. Soares

Oferecimento:

Blog. Palavras em chamas


Visite o blog Palavras em Chamas, editado pelo Administrador desta página.
Você está convidado a conhecer nosso novo blog!
www.palavrasemchamas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário