domingo, 28 de fevereiro de 2010

Como devo Jejuar?

Boletim N° 0147 - Domingo 28 de Fevereiro de 2010


Semana passada aprendemos sobre a importância do jejum para o cristão. Mas será que sabemos jejuar conforme a bíblia nos ensina?

Mas o que verdadeiramente é o jejum para os cristãos? Uma simples abstinência de alimentos? Não!
Infelizmente muitos tem olhado para o jejum como um fardo difícil de ser carregado e ignorado o verdadeiro sentido desta abstinência.
Ficam sem alimentar-se por um período, levado pelas circunstâncias (determinação da igreja ou algo semelhante), porém, não conseguem ver a grandeza deste ato de louvor ao Senhor.

Infelizmente resumindo: Passam apenas fome!

Em Mateus 6.16-18 vemos uma recomendação do Mestre em relação ao jejum: "Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas ao Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará publicamente."

Infelizmente este precioso ensinamento dado por Cristo quase não tem sido observado nos dias atuais, nos quais vive-se muito a aparência. Passam uma imagem de crente praticante deste sacrifício coloca sobre as costas uma capa de santidade. E o que deveria ser em secreto, torna-se extremamente aparente, à semelhança do fariseu que se exaltando dizia a todos: "Jejuo duas vezes por semana..." (Lc 18.12).

O jejum pode ser uma prática pessoal ou coletiva. Na prática do jejum é indispensável:

  1. Leitura da Palavra: Meditar nos ensinamentos, vivencia-los;
  2. Oração: Jejum sem oração, não é jejum! Deve-se estar em oração constante! E para orarmos, só precisamos de vontade. Ora-se: Andando pelas ruas, dirigindo, em casa, trabalhando, no trem ou no transcol, enfim, todos os lugares!
  3. Estar em espíritos: É viver com a mente voltada para os céus, ligado nas coisas espirituais. É uma condição de vida para todos os servos do Senhor, em tempos de jejum ou não. Quanto ao período de jejuar, depende do mover do Espírito Santo ou da própria opção e de sua condição física. 
Lembre-se que Deus não quer que você fique doente ou faça um "Sacrifício". O salmista nos lembra que: "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." (Sl 51.17)

Amados, jejum é coisa séria e atitude cristã. É um desafio para a igreja deste século consumista e carnal!

Texto: Licenciado Ronaldo
Igreja Presbiteriana do Brasil - Bairro Universal





Para pensar.·.·.·.·.·.

"A nobreza do homem procede da virtude, não do nascimento"
(Epícteto)

Aviso importante:

Nesta semana, teremos SEMANA DE ORAÇÃO. Venha orar conosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário