domingo, 7 de novembro de 2010

Resgatando os Perdidos

Boletim Dominical - nº 0182


"Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos". (Mateus 20.28)
***
O Convite "Vinde a mim" é encontrado 642 vezes na Bíblia. Sabemos que nosso Deus é um Senhor que procura o homem. A diferença entre o cristianismo e outras religiões é esta: Nas demais religiões os homens procuram encontrar um deus que eles possam conhecer pessoalmente. Mas no cristianismo, é Deus que anda pelos corredores da história, exclamando as gloriosas palavras: Vinde a mim. Porém, a Bíblia nos ensina que Os perdidos não virão sozinhos, precisam ser trazidos; não procurarão, precisam ser procurados; não aprenderão sozinhos, precisam ser ensinados.

Deus sempre usará os homens para procurar, alcançar e buscar os perdidos. Essa é nossa tarefa, anunciar, porém o ato salvífico é operado pelo próprio Espírito Santo. Lembre-se de dois exemplos:

1- O Eunuco Etíope (At. 8.29)
O eunuco estava perdido, mas queria aprender a palavra. O anjo não foi ensiná-lo, mas convenceu Filipe para a missão do resgate. O Espírito Santo diz a Filipe: "Aproxima-te desse carro e acompanha-o". Foi nescessário Filipe se dispor para ensiná-lo.

2- O Homem Macedônio (At. 16.9)
Paulo tinha outros projetos interessantes. Mas o projeto de Deus é Soberano e infinitamente melhor do que os nossos. Na visão em Trôade havia um clamor: "...passa a Macedônia e ajudá-nos". Novamente não vemos "Anjos Alados" pousando sobre a cidade para pregar, mas vemos homens anunciando o maravilhoso plano de Deus para o resgate dos perdidos.

Meus amados, por sermos filhos de Deus, nascidos de sua graça, devemos sair à procura dos homens perdidos. Esta é a nossa grande missão: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado..." (Mt 28.19-20).
A tônica da Igreja cristã não é ficar dentro de 4 paredes aguardando o perdido chegar, mas é Buscar os perdidos.

Todos os membros da Igreja devem se tornar ganhadores de almas. Uma Igreja cujos Diáconos, Presbíteros e membros e Pastor não estejam ganhando almas, não é uma Igreja Neotestamentária.
Lembre-se ainda: Jesus não quer que nos calemos. Ele mesmo afirma que se nos calarmos, as próprias pedras clamarão. (Lc. 19.40)

PENSE NISSO!

Texto: Licenciado Ronaldo R. Soares
Foto: Henry Cartier Bresson, Nova Yorque, 1947

Nenhum comentário:

Postar um comentário