domingo, 27 de março de 2011

Sou Pastor e Agora?


Após quatro anos estudando teologia, passar pelo Concílio e ser sabatinado para a Licenciatura e ordenação e esperar mais um tempo, enfim, fui aprovado. Ontem, fui ordenado Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Nesse exato momento sou o mais “novo Pastor presbiteriano”.  Hoje, pela manhã, levantei, olhei no espelho, belisquei o meu braço e tive a certeza de que não é um sonho.  Ao olhar no espelho, percebi que sou o mesmo. O mesmo sujeito, a mesma cara, o mesmo corpo, a mesma voz e não tenho “Super-poderes”. Bem, há algo que mudou em mim, meu coração! Sinto-o mais afoito pelo ministério, com desejo de trabalhar e cuidar da igreja que não é minha, mas do senhor Jesus.  Sinto a alegria da responsabilidade, (não o peso).

Sinto que minha ordenação foi realmente dada por Deus. Quando fui chamado, agi como Gideão e pedi algumas confirmações. E “toda grama seca e lã molhada” pedida foi atendida. Hoje tenho a plena convicção que Deus está no controle e caminho do meu primeiro ministério. Mas e agora Pastor, Como vai ser? Apesar da minha “vasta” experiência de algumas horas de Pastorado, estou consciente que haverá muitos desafios e lutas. Sei que esses desafios do ministério deverão ser vencidos dia a dia. Jamais quero ter o perigo de achar-se tão capacitado que não necessite mais de uma palavra de sabedoria. Não quero esquecer que antes de ser pastor, sou ovelha, sou servo de Deus através da igreja.

Quero e Preciso continuar humilde e aberto à visão de Deus e a necessidade do seu reino. Quero cumprir minhas atribuições pastorais: “Orar com o rebanho e por este; apascentá-lo na sã doutrina cristã, exercer minhas funções com zelo, orientar e superintender as atividades da igreja, a fim de tornar eficiente a vida espiritual do povo de Deus; Prestar assistência pastoral; instruir os neófitos, dedicar atenção a infância e a mocidade, bem como aos necessitados, aflitos, enfermos e desviados; exercer, juntamente com ou outros presbíteros, o poder coletivo de governo” (Manual Presbiteriano) Ainda bem que posso sentir as palavras de Deus a Josué, ecoando nos meus ouvidos: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer... que andares” (Josué 1:1 a 9). -Amém!

Pastor Ronaldo R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário