sábado, 31 de dezembro de 2011

REMINDO O TEMPO DO “FELIZ ANO NOVO”


Os gregos usavam pelo menos três palavras para designar tempo: Aion, Kairós e Kronos.

Aion indicava o tempo de longo prazo, na verdade, de longuíssimo prazo, que o apóstolo usa quando diz que Jesus é Senhor não apenas neste século, como também no vindouro, isto é, Aion. O Aion exige humildade: Agradecer a Deus a oportunidade de entrar na existência e encarar a aventura de viver um privilégio.

O Kairós indicava um bloco de tempo, uma ocasião adequada ou uma oportunidade. Ele exige atenção e prontidão, pois a oportunidade é como um cometa que passa. Quem piscou, perdeu o espetáculo. Não há espaço para protelação e displicência. O Kairós exige sabedoria. O apóstolo Paulo recomenda remir o tempo, isto é, aproveitar a oportunidade para que não se ouça "não adianta mais, agora é tarde, passou o tempo, deixamos escapar o Kairós".

O Kronos é o tempo mais cruel. Ele é medido pelo relógio: segundos, minutos e horas. Enquanto atravessamos o palco da história, somos convocados a responder a cada uma destas dimensões do tempo.  Kronos é tempo com medida, e cada pessoa terá a sua. Ninguém é capaz de saber quando será seu último dia, quando viverá seu último segundo. Jesus advertiu que ninguém pode acrescentar um passo sequer ao seu limite de existência. Kronos exige responsabilidade.

A palavra de Deus orienta a pedir que Ele nos ensine a contar os dias, isto é, ensine a viver, concedendo coração sábio para o bom uso da medida de Kronos: usar bem é não desperdiçar e frutificar.
Meus amados, hoje é o 1º dia do ano de 2012. Há muito que fazer na Obra do Senhor! Se há algo que não poderemos desculparmos com Deus é: “Não Tive Tempo Senhor!!” Não se deixe enganar pelo Aion, apenas porque o ano\tempo é longo,  Não desperdice o Kairós. Pode ser que a oportunidade de estar no culto que você não vem, nunca mais aconteça. Cuidado com o Kronos! Seus dias estão contados. Então não perca mais tempo, agora faltam apenas 364 dias para findar este novo ano. Buscai primeiro o Reino de Deus. Mas e as outras coisas? Priorize o reino de Deus, as outras coisas serão acrescentadas!
FELIZ E ABENÇOADO ANO NOVO!

Pr. Ronaldo e Família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário