Todos nós que temos famílias sabemos o quanto ela é preciosa e quanto a amamos, porém sabemos que nem sempre é fácil viver em família. Na igreja, não é diferente.
Somos uma grande família, a família de Deus. Porém, infelizmente temos uma tendência natural de magoar e ofender uns aos outros. Isto aconteceu nas famílias de Abraão, José, Davi, Eli e na igreja primitiva.
Nos problemas de relacionamentos surgem dois personagens: o magoado e o magoador, o ofendido e o ofensor.
Para piorar um pouco, às vezes surge um terceiro elemento: “o inflamador”.
Aquele que fala o que não deve que age “em defesa” de um e acaba prejudicando dois e até o corpo inteiro. Meus amados, precisamos entender que só nos decepcionamos com quem amamos.
Um estranho que passa na rua jamais vai nos decepcionar. Vivemos na igreja militante, que passa e sempre passará por vários problemas.
Precisamos ser uma igreja forte para vencermos. Mas não é a existência ou não de problemas, que determina a força da igreja, mas sim, como lhe damos com as dificuldades. O amor um pelos outros, cuidado mutuo, longanimidade, humildade, amor à verdade, determinação em fazer a vontade de Deus, são as qualidades que fazem uma igreja forte. Estas qualidade não podem impedir que problemas se desenvolvam, mas podem capacitar uma igreja as soluções aprovadas por Deus.
Não estou propondo que acomodemos com estes problemas, mas que esforcemos para destruí-los do nosso meio ou pelo menos não deixá-los nos destruir como família. Lembrem-se, vamos praticar o verdadeiro amor de Deus. “Por que a mensagem que ouvimos desde o princípio é esta: que amemos uns aos outros,” (1º Jo 3.12)
PARA PENSAR: Quem você é? O ofendido, o ofensor ou o inflamador?
Lembre-se: Hoje é tempo de perdoar e pedir perdão.
Texto: Ronaldo R. Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário