quarta-feira, 9 de março de 2011

O CRISTÃO E O CARNAVAL


O Eu sei que o assunto é polêmico, pois as opiniões divergem em direções opostas. Contudo, não poderia deixar de falar de uma postura adotada por evangélicos no período do carnaval, que sempre me intrigaram.   A postura é a de fazer um carnaval gospel colocando blocos “santos” nas ruas, alegando que vão fazer a diferença.

O que me intriga, é que sempre acreditei que fazer a diferença é ser diferente. Mas, qual a diferença que há em um crente fantasiado de folião embalado por musicas gospels, de um folião fantasiado de crente cantando paródias de cunho evangélico. Mesmo sem querer julgar ninguém, mas, me permita o leitor, em ser sincero, e, confessar que fico desconfiado que muitos crentes colocam o bloco na rua, motivados pela sórdida vontade de satisfazer a carne, já que essa é a proposta do Carnaval.
Eu sei que você deve estar se indagando.

Mas, o evangelismo não é importante neste período? Tal importância é inequívoca, por isso reconheço a autoridade e admiro grupos que evangelizam o ano inteiro, inclusive no carnaval, a exemplo da JOCUM.   Mas desconfio de crentes que passam o ano inteiro de braços cruzados, inativos em suas comunidades, e de repente, como de colocasse uma fantasia, incorporam a figura do evangelista no período de Carnaval. Ou seja, 361 dias do ano sem pregar para ninguém, e quatro dias quer pregar para todos.

Diante desta constatação, novamente ligo o meu “desconfiômetro”. Evangelizar para esse tipo de irmão, não seria mais uma desculpa para dar vazão ao folião enrustido dentro dele? Folião este que passa o ano fantasiado de Crente, e que na festa da carne tira a fantasia de cristão e mostra realmente quem ele é.  A questão relevante em toda esta discussão, não é apenas tirar o homem de dentro do carnaval e sim tirar o carnaval de dentro homem. Concluo lembrando, que ser cristão é nascer de novo, é ser liberto em Cristo Jesus, é ser sal da terra, luz do mundo, enfim, é fazer a diferença por ser diferente, e ter a firme convicção de todas estas verdades.

Texto: Pr. Jonas Silva
Conheça a JOCUM, clique no botão abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário