domingo, 16 de outubro de 2011

Palavras, palavrinhas e palavrões


Ainda me lembro da minha infância cantando o Corinho: “3 palavrinhas sóó, que eu aprendi de co, Deus é amooor, tralálálálálálálálá”.

Fato é, que com o passar do tempo todos nós que já entoamos este cântico, aprendemos outras palavrinhas, palavras e palavrões. O palavrão, palavra obscena ou grosseira, não é coisa nova na boca de nossos filhos, nem dos filhos dos outros.Crianças com 6 anos de idade já falam palavrões que certamente pessoas bem mais velhas nunca pensaram em falar.

Ao darmos esta palavrinha sobre palavrão, queremos apenas deixar a sugestão de uma palavra por parte dos pais aos filhos que usam e abusam do xingamento. É difícil mostrar que o PALAVRÃO não deve ser usado quando autoridades, meios de comunicação e publicidade o usam sem limites.

Em um jogo do Brasil contra a Costa do Marfim o jogador Kaká, xingou um palavrão, fez gestos obscenos e foi expulso de campo. A partir daí, muitos criticaram o jogador pelo fato dele ser evangélico. O palavrão não é expresso apenas como sinal de raiva ou discussão. Tornou-se um habito, para alguns "Xingar é chique".

Amados, precisamos lutar contra o PALAVRÃO. Nós cristãos temos a Palavra de Deus para convencer nossos filhos a pesarem na consciência e a descobrirem na conveniência as palavras certas.  Que tal ensinarmos a palavra de Deus aos nossos filhos e amigos sobre os PALAVRÕES? Medite sobre:

Ef. 4.29 - "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, afim de que ministre graça aos que a ouvem." 

Ef. 5.4 “nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças”.

Ef. 5.6 “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”.

Col. 4.6 -  "A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." 

Prov. 10.32 - "Os lábios do justo sabem o que agrada; porém a língua perversa será desarraigada."

Mt 12.36 "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem... os homens, dela darão conta no Dia do Juízo"

Pr. Ronaldo Ribeiro Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário