sábado, 26 de novembro de 2011

O princípio da Obediência começa nos Filhos



Hoje quero falar sobre o princípio da obediência na educação dos nossos filhos. A Bíblia Sagrada afirma que toda autoridade procede de Deus (Rm 13:1).

A autoridade dos pais sobre os filhos foi dada pelo Criador e oficializada na lei, quando Deus ordenou: "Honra a teu pai e a tua mãe (Ex 20:12). No Novo Testamento reafirma esse mandamento ordenando: "Filhos em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor" (Cl 3:20). E Jesus nos deu o exemplo da obediência; Ele como Filho de Deus, era submisso a José e Maria (Lc 2:51).

A Bíblia mostra, também, que Deus exige que aqueles que foram investidos de autoridade a exerçam. Isso nos leva a concluir que Deus quer que os pais exerçam a autoridade que ele lhes deu sobre seus filhos. Se falharem, pais e filhos sofrerão as conseqüências. Podemos citar como exemplo o que aconteceu com o sacerdote Eli: ele não exerceu sua autoridade sobre seus filhos, por isso Deus pesou a mão sobre ele e sobre seus descendentes (I Sm 2:27-36).

No Novo Testamento, temos também, um texto que deixa isso bem claro: é o registro das qualificações dos oficiais da Igreja. Entre elas está a exigência de que sejam eleitos homens que criam os filhos sob disciplina, com todo respeito (I Tm 3:4). Como esse texto traz o perfil do cristão, concluímos, portanto, que é obrigação dos pais crentes exercerem autoridade sobre seus filhos.

À medida que os pais ensinam seus filhos a prestar-lhes obediência, vão inculcando neles o dever de obediência às autoridades constituídas. É no lar que se constrói a base do respeito às autoridades. A sociedade civilizada tem seu alicerce no acatamento às autoridades constituídas. Se os pais falharem, a anarquia se estabelece. Filhos desobedientes se transformam em alunos rebeldes na escola, que por sua vez, serão cidadãos anarquistas na comunidade.

A desobediência aos pais se reflete também no relacionamento do indivíduo com Deus. Filhos rebeldes se transformam em marido rebelde,  pai rebelde e conseqüentemente, crentes rebeldes. E isso não agrada a Deus.

Oferecimento:


Blog. Palavras em chamas



Visite o blog Palavras em Chamas, editado pelo Administrador desta página.
Você está convidado a conhecer nosso novo blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário