domingo, 15 de janeiro de 2012

Amor sem hipocrisia


A hipocrisia é um pecado sempre combatido nas escrituras. Deus condenou o culto hipócrita (Is 29.13), a oração hipócrita (Mt 6.5), o dízimo hipócrita (Mt 23.23), a fé hipócrita (I Tm 1.5) e também o amor hipócrita (Rm 12.9).

A hipocrisia é um pecado associado à falsidade, ao fingimento, a mentira. Sabemos muito bem de onde vem à mentira e quem é o seu pai (Jo 8.44), por isso Deus odeia tanto a hipocrisia.
Não podemos dizer que somos cristãos verdadeiros se do fundo do nosso coração, não amarmos nossos irmãos. Pedro exorta a igreja ao amor fraternal não fingido com as seguintes palavras: “amai-vos de coração, uns aos outros ardentemente” (I Pe 1.22). Paulo também afirma que “o amor seja sem hipocrisia”. João afirma que “aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (I Jo 4.8).

É interessante que mesmo com tanta recomendação bíblica, ainda vemos tanta hipocrisia no quesito “amar ao próximo”. As pessoas esquecem que mesmo sem merecer nada, Jesus ama cada uma delas de forma incondicional. Mais no momento de demonstra o mesmo amor ele não acontece, ou acontece de forma hipócrita. Por isso, que tanta recomendação assim é necessária, pois o que mais vemos nas igrejas é o amor fingido.

Amor não é apenas um sentimento, mais é, sobretudo, uma atitude favorável a alguém que deve ser demonstrada de maneira visível e correta. Amar é estar disposto a seguir a diante com aquela pessoa, apesar de seus erros do passado. Amar é corrigir com brandura as falhas de quem amamos e ajudá-la a carregar seus fardos (Gl 6.1,2).

Provérbios 27.5 afirma: “melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto”.
Quando falta o amor ou quando é fingido, o resultado nunca será bom. Os frutos deste resultado sempre serão: luta, inimizade, entre os irmãos, infidelidade, perda da confiança e muito mais sério: reprovação total de Deus, pois “Deus é amor”.

Pastor Ronaldo R. Soares


Lembre-se: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Sl 133.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário