quinta-feira, 29 de março de 2012

Espere o camelo beber a água!


E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água; tirou-a e deu-a a todos os camelos. O homem a observava, em silêncio, atentamente, para saber se teria o SENHOR levado a bom termo a sua jornada ou não.” (Gênesis 24.20,21)

Esta passagem bíblica conta sobre um servo de Abraão que foi buscar uma esposa para Isaque, filho de Abraão. Nos versículos 14 e 15, deste mesmo capítulo, este servo faz um voto ao SENHOR, de que a moça que ele veio buscar será aquela que lhe der água e a todos os seus camelos. Este seria o sinal de Deus para ele. Mal ele acabou de falar, apareceu uma jovem chamada Rebeca. Ela lhe deu água e aos seus camelos. Ele ficou muito feliz e grato ao SENHOR e esta realmente foi a jovem com quem Isaque veio a se casar.

Pois bem, este homem saiu de sua terra com 10 camelos (vers.10). Um camelo bebe, em média, 120 litros de água em 10 minutos, ou seja, dar água para 10 camelos não foi uma tarefa fácil e muito menos rápida. Ela demorou mais ou menos 1 hora e 40 minutos e carregou cerca de 1.200,00 litros de água. Não sei quantas viagens ela deu, mas com certeza deve ter sido muito cansativo. Enquanto isso, o servo de Abraão “... observava, em silêncio." Se ela desistisse no penúltimo camelo, (afinal estava demorando muito, certamente já estava cansada) o Servo saberia que ela não era de Deus. Ele deveria esperar outra jovem, pois no sinal que pediu a Deus, a “escolhida” daria de beber a TODOS OS CAMELOS.


Muitas vezes nós "propomos" um sinal a Deus para uma confirmação, da parte dEle para podermos realizar, ou não, alguma coisa em nossas  vidas. Mas erramos por não aguardar que aconteça o que "propomos". Talvez nós, em lugar do servo de Abraão, pelo simples fato da moça dizer que iria dar de beber aos camelos, ou no segundo camelo abastecido, já acharíamos que era ela a escolhida. Com isso estaríamos rompendo com o que nós mesmos propusemos. Se foi dito todos os animais, devemos aguardar que todos bebem água. Quando dizemos que isso ou aquilo, qualquer sinal ou “revelação“, é a resposta de Deus sem aguardarmos que se realize da maneira que foi dita, acabamos metemos os pés pelas mãos. Achamos que estamos realizando algo "com a orientação de Deus", mas não esperamos a concretização final, e somente após as consequências ruins veremos que ainda não era a resposta de Deus.

Amados, devemos aprender com este servo fiel. Se pedirmos um sinal a Deus, aguarde atentamente até a finalização deste, daí você pode ter certeza que é uma resposta de Deus. Seja na sua vida espiritual, nos negócios, na busca de um namorado (a), esposa (o), não se precipite. Não se engane com falsos sinais.  Mesmo que esteja demorando ou sendo cansativo, espere o "camelo beber a água!”.

Em Cristo, Pr. Ronaldo R. Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário